Qsymia, Fentermina e Topiramato: Como Funcionam, Benefícios e Riscos à Saúde

Qsymia, Fentermina e Topiramato: Como Funcionam, Benefícios e Riscos à Saúde

Qsymia combina Fentermina e Topiramato para tratar obesidade, prometendo suprimir o apetite e estimular a perda de peso. Será que seus benefícios superam os riscos? Explore sua eficácia, efeitos colaterais e alternativas mais seguras.

Autor Avatar
Márcio Rocon
Última atualização: 08/01/2025

Qsymia combina Fentermina e Topiramato. Ajuda a perder peso, mas os riscos valem? Saiba mais

Neste artigo de 2025, pretendemos explorar o mundo do medicamento prescrito Qsymia e ver do que se trata todo esse alvoroço, incluindo as avaliações de perda de peso do Qsymia. Ele pode realmente estimular a perda de peso? Ou é outro produto transbordando de falsas alegações?

Dê uma olhada em nossa análise do Qsymia para descobrir…

Para que o Qsymia é prescrito?

Qsymia é um dos muitos medicamentos prescritos por médicos para ajudar pacientes obesos a perder peso.

E não queremos dizer alguém que tem alguns quilos para perder. Qsymia só é prescrito se você tem um IMC de pelo menos 30, ou se você tem pressão alta, diabetes tipo 2 ou colesterol alto e um IMC maior que 27.

Após a prescrição, você também deve se comprometer a fazer exercícios regularmente e cortar calorias, caso contrário, seus benefícios serão limitados.

O que é Qsymia?

Para entender como o Qsymia funciona, primeiro você precisa saber o que ele é.

Basicamente, é uma substância prescrita e controlada pelo governo federal (CIV) que contém uma mistura de cloridrato de fentermina de liberação imediata (um anorexígeno amina simpatomimética) e topiramato de liberação prolongada (um monossacarídeo substituído por sulfamato), que ajudam você a perder peso e mantê-lo longe.

Pode ser tomado por via oral e vem em quatro dosagens de Qsymia:

  • Qsymia – fentermina 3,75mg e topiramato 23mg
  • Qsymia – fentermina 7,5 mg e topiramato 46 mg
  • Qsymia – fentermina 11,25mg e topiramato 69mg
  • Qsymia – fentermina 15mg e topiramato 92mg

Esses não são seus únicos ingredientes – embora sejam os mais importantes. Ele também contém os seguintes ingredientes inativos: metilcelulose, sacarose, amido, microcristalina, etilcelulose, povidina e gelatina (além de alguns outros).

Topiramato é um medicamento usado principalmente para tratar epilepsia e prevenir enxaquecas. É classificado como um medicamento anticonvulsivante ou antiepilético. O topiramato funciona estabilizando a atividade elétrica no cérebro, o que ajuda a prevenir convulsões e reduzir a frequência e a gravidade das enxaquecas.

Combinados, esses ingredientes podem ajudar você a suprimir o apetite, perder peso, mantê-lo e melhorar sua pressão arterial e níveis de colesterol.

Como usar Qsymia? Uma dosagem correta de Qsymia

O Qsymia não pode ajudar você a perder peso sozinho sem um plano abrangente de controle de peso.

Sim, a fentermina é um supressor de apetite, então, de certa forma, pode ajudar você a perder peso, diminuindo seus desejos. No entanto, para realmente ter sucesso com este medicamento prescrito, ele também deve ser tomado como parte de uma dieta controlada em calorias e junto com o aumento da atividade física.

Faça isso e, com seu apoio, ele poderá ajudá-lo a mudar seu comportamento e padrões alimentares;

aumenta a quantidade de energia que seu corpo usa e faz com que você se sinta satisfeito por mais tempo (reduzindo seus desejos) como parte de uma estratégia de controle de peso que inclui Qsymia.

Mais importante ainda, pode reduzir uma série de riscos à saúde que podem surgir da obesidade, como doenças cardíacas, diabetes, pressão alta e problemas de saúde.

A chave para o sucesso é ter certeza de que você o utiliza corretamente:

  1. Este é um medicamento prescrito, então você deve sempre ler as instruções cuidadosamente e certificar-se de manter seu médico informado sobre quaisquer alterações em sua saúde ou corpo. Por exemplo, se você descobrir que está grávida, deve contar ao seu médico imediatamente.
  2. Este suplemento pode ser tomado com ou sem alimentos, e deve ser tomado apenas uma vez ao dia (geralmente de manhã para evitar insônia). Não esmague ou mastigue, mas engula inteiro. Isso garante que ele seja liberado no seu corpo lentamente e não de uma vez (minimizando o risco de efeitos colaterais do Qsymia).
  3. A quantidade que você toma dependerá de sua condição médica, peso e circunstâncias. Para minimizar o risco, seu médico irá aconselhá-lo a começar com uma pequena quantidade de Qsymia antes de aumentá-la lentamente (sempre siga o conselho do seu médico à risca – não desvie).
  4. Beba bastante líquido ao longo do dia para prevenir o desenvolvimento de pedras nos rins.
  5. Não tome com nenhum outro supressor de apetite ou medicamento dietético. Isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais sérios.
  6. Não utilize por um período prolongado.
  7. Se usado regularmente ou tomado em alta dosagem, há perigo de abstinência, por exemplo, convulsões ou abuso de substâncias, pois é altamente viciante. Para evitar que convulsões aconteçam, você precisará diminuir sua dose de Qsymia gradualmente (fale com seu médico primeiro).
  8. Como pode ser absorvido pela pele e pulmões, pode causar danos a bebês em gestação. Então, se você estiver grávida ou engravidar, não deve tomar este medicamento prescrito.

Mas e a dosagem do Qsymia?

Como mencionamos antes – a quantidade que você toma dependerá de suas necessidades, seu IMC e a extensão de sua condição, então não podemos lhe dar um número preciso. Tudo dependerá do que seu médico prescrever.

Pelo que vimos, não é incomum que os médicos prescrevam a menor quantidade de Qsymia, ou seja, 3,75 mg de fentermina e 23 mg de topiramato uma vez ao dia (tomar de manhã) durante os primeiros 14 dias de tratamento. Depois, seu médico pode aumentar sua dosagem para 7,5 mg de fentermina e 46 mg de topiramato por dia durante 12 semanas.

Se após essas 12 semanas você não tiver perdido pelo menos 3% do seu peso corporal inicial, seu médico aumentará suas prescrições ou lhe dirá para parar.

Agora, no caso de você estar tomando a pílula de 15mg de fentermina e 92mg de topiramato; então você não pode simplesmente parar ou parar, pois isso pode causar uma convulsão. Em vez disso, você terá que tomar uma quantidade reduzida (determinada pelo seu médico) uma vez por dia por pelo menos uma semana antes de parar completamente.

Deixando tudo isso de lado, esta é uma prescrição típica de Qsymia. No entanto, pode não ser o que lhe foi prescrito pessoalmente, então não leve a sério o que dizemos. Em vez disso, certifique-se de SEMPRE seguir as instruções do seu médico e NUNCA aumente sua dosagem, a menos que ele diga para você.

Lembre-se: NÃO há nada que valha a pena prejudicar sua saúde, especialmente a perda de peso.

E se você esquecer de tomar uma dose?

Se você esquecer de tomar uma dose, tente tomá-la assim que se lembrar, mas não muito perto da hora de dormir, caso contrário você não dormirá.

Da mesma forma, se por algum motivo lhe foi prescrito mais de uma dose por dia – duvidamos muito disso, mas pode acontecer – e você descobre que esqueceu de tomar uma, mas está perto da próxima, NUNCA duplique sua dose. Em vez disso, simplesmente pule e continue com sua programação regular, pois tudo o que dobrar sua dose fará é aumentar seu risco de efeitos colaterais sérios.

Como funciona o Qsymia? Qsymia vs Fentermina

O Qsymia funciona de duas maneiras, embora as provas de suas alegações sejam bastante limitadas.

A fentermina, frequentemente incluída no Qsymia, é um supressor de apetite que pode ajudar a reduzir desejos, diminuir sua ingestão de calorias e auxiliar no controle de peso. E isso é ótimo para perda de peso, pois pode apoiar sua meta de comer menos, enquanto encoraja seu corpo a queimar as reservas de gordura existentes.

Agora, o topiramato é tipicamente usado para tratar epilepsia e enxaquecas, então sua presença é um pouco estranha. No entanto, evidências sugerem que juntos eles PODEM ajudar a reduzir a quantidade que você come; fazer seu corpo usar mais energia durante o exercício e deslocar o excesso de gordura corporal.

A única coisa que você precisa lembrar é que isso não vai ajudar você a perder peso por si só. Você precisa se esforçar; exercitar-se mais e tomar uma decisão consciente de mudar seus hábitos alimentares e comer de forma mais saudável. Faça isso e você poderá testemunhar resultados positivos na perda de peso.

Que resultados você pode esperar do Qsymia?

A quantidade de peso que você perderá dependerá da quantidade de Qsymia prescrita.

Em um ensaio clínico, pacientes que tomaram a pílula Qsymia mais baixa de 3,75 mg de fentermina e 23 mg de topiramato perderam aproximadamente 6,7% do peso corporal. Enquanto isso, aqueles que tomaram 7,5 mg de fentermina e 46 mg de topiramato perderam 8,9% do peso corporal.

É verdade que há dosagens maiores do que essas duas, então, em teoria, se você fosse prescrito para tomá-las, você poderia perder até mais de 9% do peso corporal. No entanto, é incrivelmente raro que os médicos aconselhem você a tomar tanto, devido à quantidade de riscos que as dosagens altas representam.

Da mesma forma, esses números só são atingíveis se você seguir uma dieta saudável e um regime de exercícios. Se após 12 semanas você não tiver perdido 3% do seu peso corporal, seu médico dirá para você parar ou tomar uma dose mais alta por mais 12 semanas.

Mas, novamente, se você não perder 5% com essa alta dosagem de Qsymia; você pode ser instruído a parar de tomar a pílula completamente (feito gradualmente, como descrevemos anteriormente), pois é improvável que isso o ajude a perder a quantidade necessária de peso.

Efeitos colaterais do Qsymia

Na verdade, os efeitos colaterais do Qsymia não são os mais assustadores, mas ainda assim, não vale a pena submeter seu corpo a eles.

Efeitos colaterais comuns:

  • Formigamento nas mãos e pés
  • Sonolência ou fadiga
  • Perda de apetite e perda de peso
  • Tontura
  • Dificuldade de concentração e memória
  • Mudanças no paladar

Efeitos colaterais graves:

  • Problemas de visão, incluindo glaucoma
  • Acidose metabólica
  • Pedras nos rins
  • Diminuição da transpiração e aumento da temperatura corporal
  • Mudanças de humor, incluindo depressão e pensamentos suicidas

Seus piores efeitos colaterais são, de longe, convulsões (se você parar de tomar Qsymia muito rápido) e pedras nos rins, pois são incrivelmente dolorosos de expelir e podem até mesmo resultar na necessidade de remoção cirúrgica.

No entanto, Qsymia também é conhecido por causar acidose metabólica (aumento de ácido na corrente sanguínea), o que pode fazer com que seus ossos se tornem quebradiços e moles.

Agora, sabemos que alguns desses efeitos colaterais do Qsymia parecem longe de ser apetitosos. Mas você precisa considerar que se seu médico o prescreveu, então ele deve sentir que suas necessidades são mais fortes do que esses riscos.

Da mesma forma, o perigo de qualquer um desses acontecer só ocorrerá se você usar o produto incorretamente ou tomar uma dose muito alta de Qsymia. Use-o com segurança, e esses efeitos colaterais devem ser mínimos, na melhor das hipóteses.

Lembre-se de falar com seu médico imediatamente se tiver qualquer dificuldade para se concentrar/lembrar de coisas/lembrar de palavras, ou se sentir dor ao urinar, tiver febre, estiver com dificuldade para respirar, seu coração estiver irregular, perder a consciência ou apresentar sangramento/hematomas incomuns.

Para ser honesto – se você sentir algo incomum ao usar este medicamento prescrito, aconselhamos falar com seu médico imediatamente. Como o que pode começar como vômito, alterações de humor ou visão turva devido aos efeitos colaterais do Qsymia, pode facilmente levar a pedras nos rins, problemas metabólicos, cegueira ou até mesmo convulsões. Assustador, mas infelizmente um risco real.

Quanto custa o Qsymia?

Gostaríamos de poder dizer que é barato, mas isso seria mentira. É verdade, o custo do Qsymia dependerá da sua farmácia e da dose que você precisa tomar por dia, mas, em média, o suprimento de um mês pode custar entre US$ 120 e US$ 220.

A dosagem mais baixa do Qsymia – a preço de atacado – é de cerca de US$ 120 por mês. No entanto, dado que não é vendido em todas as farmácias; tanto suas prescrições mais baixas quanto mais altas podem começar em US$ 185 por mês.

Agora, você pode ter sorte o suficiente para que sua seguradora cubra parte, se não todo o custo desse medicamento prescrito. Mas, novamente, isso vai depender de quem você usa.

Por que é melhor tomar pílulas com ingredientes naturais

O Qsymia pode realmente ajudar você a perder peso? Na superfície, sim, pode. A combinação de fentermina e topiramato significa que o Donna Detox Black pode ajudar a suprimir seu apetite, diminuir sua ingestão de calorias e encorajá-lo a queimar gordura corporal existente para obter energia.

Mas todos esses resultados só são atingíveis se você se esforçar. Esse peso não vai desaparecer magicamente. Você precisa conscientemente comer menos e se exercitar mais junto com o Qsymia.

Além disso, você só pode obter esta cápsula se seu IMC for de pelo menos 30 e seu médico a tiver prescrito. Qsymia não é algo que você pode usar para perder alguns quilos. Nem é algo que você pode comprar sem receita. Seu médico tem que aconselhar e providenciar tudo para você.

E então há os efeitos colaterais!

Claro, isso só é provável de acontecer se você tiver uma overdose ou abusar de Qsymia, mas eles ainda existem. Eles ainda têm o poder de acontecer. E nenhum deles é particularmente digno de problemas. Perda de cabelo, constipação, vômito, palpitações cardíacas, tontura, perda de foco e concentração… pedras nos rins! Quando você pode se oferecer uma alternativa natural, por que se sujeitar a isso?

Cromofine Caps que usa apenas ingredientes naturais são automaticamente melhores do que aquelas formuladas quimicamente/sintéticas, pois os riscos que elas apresentam são instantaneamente menores.

Não vamos mentir e dizer que elas não existem — ainda é possível abusar de produtos naturais —, mas pílulas com ingredientes naturais podem oferecer uma maneira legal, segura e natural de perder peso sem expor seu corpo a uma série de perigos.

Além disso, você não precisa esperar por uma receita!

Os produtos naturais para perda de peso são formulados a partir de ingredientes orgânicos, que você pode acessar de qualquer lugar – se você se dedicar a isso – o que significa que você não precisa ser obeso para encontrar suporte para sua perda de peso.

Então, se você leva a sério a perda de peso, por que não considerar uma alternativa natural? 100% natural e sem riscos, você pode assumir o controle quando VOCÊ quiser.

 

Avaliações do Qsymia

Alternativamente, se você ainda não se decidiu e ainda quer saber mais sobre o Qsymia, dê uma olhada nestas avaliações do Qsymia.

Em geral, as opiniões dos clientes sobre o Qsymia são bastante variadas.

A maioria das avaliações do Qsymia concorda que ele pode fazer o trabalho de reduzir os desejos e o apetite iniciais. No entanto, suas opiniões começam a variar quando falam sobre sua eficácia geral e de longo prazo – em alguns casos, os clientes deram apenas duas estrelas. Isso se deve à data de validade deste produto. Se ele não puder fazer o trabalho nas primeiras 12 semanas, a maioria dos clientes foi informada por seus médicos para parar de usá-lo.

Mais recentes